Pescadores e marisqueiras de Ilhéus são beneficiados com serviços sociais

Serviços de atendimento ao cidadão
Secom/Gidelzo Silva

Pescadores, marisqueiras e pessoas da comunidade em geral foram beneficiadas na manhã desta sexta-feira, dia 10, com uma série de serviços oferecidos nas áreas de saúde, cidadania e assistência social. Promovida pela Prefeitura de Ilhéus e Bahia Pesca, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Seap), a Ação Cidadã “Pescando o Futuro” aconteceu nas dependências do Terminal Pesqueiro do Município, sediado na Avenida Coronel Misael Tavares, centro da cidade.

Na área da saúde, a ação cidadã disponibilizou diversos serviços, como confecção do Cartão do SUS, vacinação (triviral, antitetânica e hepatite B), testagem rápida de HIV, verificação de pressão arterial, glicemia capilar, nutrição, atendimento odontológico (extrações, restaurações e aplicações de flúor), saúde do trabalhador e palestras educativas (violência doméstica e doenças sexualmente transmissíveis).

Já nas áreas da cidadania e de assistência social, o evento contou com Conselho Tutelar, Balcão do Emprego, Bolsa Família, confecção do cartão do idoso (Benefício de Prestação Continuada) e corte de cabelo. Uma das parceiras da ação cidadã, a Delegacia da Capitania dos Portos também esteve presente no Terminal Pesqueiro com o objetivo de regularizar as embarcações que trafegam na região. Na oportunidade, a delegacia promoveu ações voltadas para a conscientização dos pescadores visando a necessidade do cumprimento das várias regras e normas de segurança estabelecidas pela Marinha do Brasil     e sempre de acordo com a legislação aquaviária pertinente.

Ao comemorar a realização da ação cidadã, o titular da Seap, Sebastião Vivas, chamou atenção para o fato de que o “Pescando o Futuro” nasceu com a proposta de contribuir para o resgate e o avanço sociais dos pescadores e marisqueiras de Ilhéus e do Sul da Bahia. “Resultado de uma ampla parceria institucional, este evento é a soma de vários esforços voltados para a promoção de uma melhor qualidade de vida para todos”, enfatizou o secretário.

Opiniões - A dona de casa Francisca Gomes, moradora da Avenida Princesa Isabel, de 86 anos, elogiou a iniciativa e fez, entre outros, o teste de glicemia capilar. “Gostei demais porque a gente teve a chance de fazer alguns exames e todos de forma rápida”, avaliou. Após conferir como anda a sua pressão arterial, o pescador Herondy Oliveira, morador do Teotônio Vilela, de 48 anos, disse que ações como essa deveria ser ampliadas. “Facilita a vida de quem está precisando fazer exames mais simples e têm dificuldade de ir até um hospital público”, afirmou.

Além das secretarias municipais de Saúde (Sesau) e Desenvolvimento Social (SDS), apoiaram a ação cidadã “Pescando o Futuro” o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Delegacia da Capitania dos Portos, a EBDA, a Faculdade de Ilhéus, as colônias de pesca Z-19 e Z-34, a Apesmar (Associação de Pescadoras e Marisqueiras do São Miguel) e a Elclin (Clínica de Olhos Eusínio Lavigne).